O Ministério Público do Piauí, por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, promoveu na manhã desta quarta-feira (26/05), audiência virtual, para dar continuidade às discussões sobre a operacionalização da vacinação contra a Covid-19. A reunião contou com a participação de representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e dos Conselhos de Classes e Conselhos de Saúde.
As audiências estão sendo realizadas com o objetivo de apresentar as atualizações e projeções na execução do Plano de Vacinação contra a covid-19. Ao longo da reunião, foram levantados questionamentos em relação à vacinação dos estudantes da área de saúde e seus supervisores, além dos cuidadores ou acompanhantes, seja de pessoas com deficiência ou de idosos.
Em seguida, o promotor de Justiça Eny Pontes, que responde pela 12ª PJ, levantou questionamentos sobre o direcionamento das doses da Pfizer que foram encaminhadas exclusivamente para Teresina em razão das condições de logística. Também pontuou a adoção de providências necessárias para evitar a incidência da variante indiana do novo coronavírus no Piauí.
O promotor ressaltou, ainda, a importância em dar continuidade à imunização do público abaixo de 60 anos de idade.
De acordo com a FMS, todas as faculdades de Teresina foram contactadas para que enviem a lista dos alunos da área de saúde. O processo acontecerá por meio de agendamento no site, com comprovação do estágio obrigatório realizado nas unidades de saúde. Em relação aos cuidadores de idosos, a FMS garantiu que os cuidadores dos abrigos e os técnicos em enfermagem que atuam em domicílio já foram vacinados, e que os que apenas têm o curso de cuidador serão incluídos na próxima etapa.
Por fim, o promotor Eny Pontes reiterou os pontos da audiência passada que ainda não haviam sido cumpridos. Como encaminhamento, ficou definido que seja feito um levantamento diário da aplicação da vacina da Pfizer, além de prestação de mais informações sobre a vacinação de estudantes da área da saúde para a próxima audiência.