Em 2020, a suspensão de todos os serviços presenciais por conta da pandemia de Covid-19 trouxe diversos percalços para consumidor e órgão de defesa do consumidor. Uma das maiores dificuldades era a realização de audiências. Como forma de respeitar os protocolos sanitários e diminuir os prejuízos da população, o Procon MPPI lançou mão de recursos tecnológicos e criou o projeto Audiência Virtual no Procon, a exemplo de outras instituições que já utilizavam o recurso. 

Com o aval da administração do Ministério Público do Piauí, os trabalhos iniciaram com a adesão de grandes empresas ao projeto, a fim de garantir a validade e celeridade das decisões tomadas em ambiente virtual. Desde então, foram realizadas pelos Procons integrados ao SEDC/PI mais de 1.500 audiências de consumidores individuais nesse formato, com percentual de acordo de 55,36%. No mesmo período, aconteceram também cerca de 200 audiências no âmbito coletivo.  

Tal sucesso dessas mediações é reflexo de um esforço para evitar a judicialização das demandas. O Procon sempre busca a composição amigável, de maneira a atender aos anseios do consumidor e dar opções ao fornecedor na solução dos casos.  

O projeto das audiências virtuais é permanente. Após o período de pandemia, as reuniões online continuarão a acontecer. Elas serão mais uma ferramenta na defesa do consumidor, sendo uma opção mais rápida e cômoda para as partes.