Nesta sexta-feira(6), Dia Nacional dos Profissionais da Educação, o Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI) foi representado pela promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes, durante a Semana Pedagógica da Unidade Escolar Antônio de Almendra Freitas, localizada no bairro Dirceu, aqui em Teresina.
A convite da diretora escolar Hisabel Araújo, Flávia Gomes dialogou com a comunidade escolar sobre educação como um instrumento fundamental no processo de transformação social. Na ocasião, temas como: retorno às aulas presenciais, busca ativa escolar, avaliação diagnóstica, programa de recuperação da aprendizagem, fortalecimento de vínculos escolares e protocolos de prevenção a covid-19 foram abordados.


“Presenciei a união de uma comunidade escolar que pensou e desenvolveu estratégias para garantir a educação nesse período pandêmico. Todos merecem muitos reconhecimentos diante de tamanha ressignificação. Especialmente, a diretora Hisabel Araújo. Com muita dedicação e criatividade, ela conduziu a reinvenção da Unidade Escolar Antônio de Almendra Freitas. As conquistas obtidas nesse período só foram possíveis graças ao comprometimento da gestora e ao olhar promissor que cada profissional envolvido com esse espaço possibilitou. Acreditamos que a escola no cenário de retorno às aulas presenciais terá que ser assim mais humana, com aperfeiçoamento de sua relação com as famílias. Com acolhimento de seus alunos e cuidando do seu desenvolvimento integral: corpo, mente e emoções. Essa fase de retomada precisa acontecer para que possamos garantir o direito de aprender a todos”, destacou a promotora de Justiça Flávia Gomes, após a visita ao espaço.
Com um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 4.1, atingido no ano de 2021, a unidade escolar desenvolveu diversas estratégias para garantir o direito à educação e fortalecer os vínculos escolares no período pandêmico. Agora, com a realização da Semana Pedagógica, os profissionais planejam ações para o que retorno às presenciais ocorra de acordo com os protocolos sanitários vigentes.


“Todos que integramos esta escola, temos a consciência de que nós somos garantidores da Educação. Quando garantimos esse direito, por meio do acolhimento e conquista da comunidade escolar, estamos a colaborar com o processo de transformação da sociedade”, frisou a diretora da escola Hisabel Araújo.
