Os estudantes da Unidade Escolar José Caetano dos Santos, localizada na comunidade quilombola São Victor, do município de São Raimundo Nonato, receberam ontem, 21 de outubro, exemplares da cartilha Queimadas e Incêndios Florestais, elaborada pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), órgão do Ministério Público do Piauí. A entrega foi realizada durante palestra promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Raimundo sobre prevenção e combate a incêndios florestais.

Em linguagem simples e objetiva, a cartilha apresenta explicações para crianças e adolescentes sobre os danos ambientais e à saúde que os incêndios podem causar. O material traz, ainda, orientações sobre como deve ser feita uma queima controlada, prática permitida pela legislação ambiental em situações específicas. A cartilha divulga também as principais causas de incêndios florestais e os canais por meio dos quais podem ser feitas denúncias sobre o uso irregular do fogo.

Nos dias 14 e 15 deste mês, a promotora de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Caoma, esteve em São Raimundo Nonato participando do I Seminário sobre Queimadas no Município, que teve como público-alvo os alunos do 6º ano da rede municipal de ensino. O objetivo da iniciativa foi promover a sensibilização e a adoção de medidas educativas. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI).