O subprocurador-geral de Justiça administrativo do Ministério Público do Estado do Piauí, Rodrigo Roppi, representou a instituição em evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para apresentação do Programa Justiça 4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos. O encontro foi realizado em plataforma virtual. Participaram integrantes de unidades do sistema de Justiça de todo o país.
O Programa Justiça 4.0 tem o objetivo de ampliar o acesso à Justiça, por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial.
O Juízo 100% Digital, o Balcão Virtual e a Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br) são exemplos de ações que integram o programa, que foi concebido pelo CNJ em parceira com o Conselho da Justiça Federal (CJF) e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
“A articulação entre os órgãos e instituições que compõem o sistema de Justiça, combinada com o desenvolvimento de soluções digitais que favoreçam a automação, contribui para a intensificação do diálogo com a sociedade e para o aprimoramento da governança, da transparência e da eficiência”, declarou o representante do MPPI.