O Ministério Público do Piauí realizou na manhã de hoje, 28 de outubro, comemoração alusiva ao Dia do Servidor Público. O evento foi realizado de forma híbrida: parte virtual, pela plataforma Teams, e parte presencial, no auditório da sede da instituição na zona Leste de Teresina.
A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1943, em alusão à criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, pela Lei 284, de 28 de outubro de 1936. Entende-se, por serviço público, toda atividade administrativa ou de prestação direta ou indireta de serviços à população.
A mensagem de abertura do evento foi proferida pelo subprocurador-geral de Justiça Institucional do Estado do Piauí, Hugo de Sousa Cardoso.
“Destaco a beleza e a magnitude da palavra ‘servidor’. Para Martin Luther King, ‘todas as pessoas podem ser grandes porque todas podem servir. Basta um coração cheio de graça e uma alma gerada pelo amor’. Complemento com a certeza de que servir ao próximo, com dedicação e cuidado, é o propósito da vida. Nossa existência ganha sentido quando servimos à sociedade, às pessoas que amamos, ao bem coletivo, àquilo em que acreditamos. Sejamos, pois, todos servidores”, disse.
Logo em seguida, os servidores ouviram o coordenador de Recursos Humanos do MPPI, Raimundo Soares Neto, e o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Piauí (Sindsemp-PI), José Arimatéia Arêa Leão.
Logo após, os servidores participaram da votação da nona edição do Concurso de Fotografia do MPPI. A iniciativa é promovida pela Procuradoria-Geral de Justiça, por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT). Neste ano, o tema foi “Como me vejo no MP”. Ao todo, 18 fotografias pleitearam a premiação, que contemplou o ganhador do primeiro lugar com o prêmio de 1.500 reais, o segundo lugar com 1.000 reais e o terceiro lugar com 500 reais. Os valores foram cedidos pelo Sindsemp-PI. A chefe da Divisão de Bem-Estar do MPPI, Gabriele Mesquita, apresentou as orientações acerca da votação. O resultado foi anunciado pela promotora de Justiça Cynara Barbosa, gestora do SQVT. Os vencedores foram os servidores José Oeirense, do Núcleo das Promotorias de Justiça de Picos (1° colocado); Emanuel Leite, da Coordenadoria de Recursos Humanos (2° colocado); e Letícia Tavares, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) (3ª colocada).
Outro momento da comemoração foi a divulgação do resultado do Prêmio Servidor que Inspira. A criação do prêmio se fundamentou na Política Nacional de Gestão de Pessoas do Ministério Público Brasileiro (Recomendação CNMP nº 52/2017).
A premiação abrange três categorias: incentivo e atuação no trabalho em equipe; criatividade e inovação; e ações/soluções que geraram resultados significativos para o setor ou para a instituição. Os primeiros colocados de cada categoria foram contemplados com troféu e prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.666,00. Já os segundos e terceiros colocados receberam placas e medalhas, respectivamente. Os prêmios em dinheiro foram custeados pelo Sindsemp-PI e pela Associação Piauiense do Ministério Público (APMP). A divulgação do resultado foi anunciada pela chefe de gabinete do procurador-geral de Justiça e presidente da comissão julgadora da premiação, a promotora de Justiça Cláudia Seabra.
“Este prêmio que entregamos hoje é um reconhecimento importante. Sabemos da dedicação, do compromisso, da presteza e eficiência dos nossos servidores. Por isso, queremos reconhecer e agradecer o trabalho prestado à sociedade do Piauí”, declarou.
A seguir, a lista dos ganhadores do Prêmio Servidor que Inspira:
INCENTIVO E ATUAÇÃO NO TRABALHO EM EQUIPE
1ª colocada: Jayane Francisca Estevão Barbosa (1ª Promotoria de Justiça de Picos)
2ª colocada: Aline Ferreira de Sousa, (15ª Promotoria de Justiça de Teresina)
3ª colocada: Roberta Passos Rocha (25ª Promotoria de Justiça de Teresina)
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
1ª colocada: Ana Luisa Souza Arraes de Resende (14ª Promotoria de Justiça de Teresina)
2° colocado: Antônio de Deus Silva (Coordenadoria de Recursos Humanos)
3ª colocada: Shaianna da Costa Araújo (Coordenadoria de Comunicação Social)
AÇÕES/SOLUÇÕES QUE GERARAM RESULTADOS SIGNIFICATIVOS PARA O SETOR OU INSTITUIÇÃO
1ª colocada: Ana Luiza Masstalerz Pires Aragão (5ª Promotoria de Justiça de Picos)
2° Colocado: Huggo Gomes da Rocha (15ª Promotoria de Justiça de Teresina)
3° Colocado: Danilo Leoni Guedes Nogueira (Secretaria Unificada de Corrente)