A promotora de Justiça Cynara Barbosa participou na tarde desta quarta-feira, (20), junto com representantes de outros Ministérios Públicos, de reunião promovida pela Unidade Nacional de Capacitação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com o objetivo de desenvolver o projeto “Rede Autocompositiva”.

Na ocasião, foram discutidas diversas ações, tais como: pensar a possibilidade de normatizar temas de autocomposição; conhecer o que está sendo feito nos Ministérios Públicos de todo o Brasil; a possibilidade de realizar campanhas nacionais; o mapeamento de grandes áreas temáticas e o fortalecimento das parcerias entre Núcleos de Autocomposição e Membros.

Representando o Ministério Público do Estado do Piauí na Rede Nacional de Autocomposição, a promotora tem levado sugestões visando a melhoria desse método de resolução de conflitos. “A autocomposição é uma das formas de atuação institucional e é de grande relevância falar sobre o tema. Nós queremos assegurar a Justiça e a efetividade dos direitos que envolvem a nossa instituição, adotando mecanismos como mediação, conciliação e negociação”, destaca a promotora.

As ações conjuntas desenvolvidas pela rede de apoio entre os Ministérios Públicos, vão possibilitar um reflexo positivo na difusão dos conhecimentos a respeito das práticas autocompositivas.