Nesta sexta-feira (08), o Grupo de Atuação Especial de Regularização Fundiária e de Combate à Grilagem (GERCOG) participou do I Encontro de Direito Notarial e de Registro do Estado do Piauí, promovido pela Associação dos Notariais e Registradores do Estado do Piauí (ANOREG-PI). O evento visa ao aperfeiçoamento e à troca de experiências entre os notários e registradores do Brasil, com o objetivo de garantir maior celeridade e eficiência na atuação das serventias extrajudiciais do estado. A coordenadora do GERCOG, Promotora de Justiça Juliana Nolêto, representou o Ministério Público.

Realizado no bairro São Cristóvão, o encontro promove o debate sobre os atuais temas acerca do Direito Notarial e de Registro, com a realização de palestras, as quais abordam cada uma das competências abrangidas nos Serviços Notariais e de Registro, dentre elas: tabelionato de notas, tabelionato de protesto, registro de títulos e documentos de registro civil e de pessoas jurídicas, bem como o registro de imóveis e registro civil das pessoas naturais.
A Promotora Juliana Nolêto ressaltou a importância da integração do grupo na temática. “O encontro visa, também, ao aperfeiçoamento dos integrantes do GERCOG, tendo em vista ser uma de suas atribuições a atuação no âmbito do registro de imóveis em todo o Estado do Piauí, investigando irregularidades nos registros imobiliários que ocasionam a popularmente conhecida ‘grilagem de terras’”, disse.