Nessa segunda-feira (28), a promotora de Justiça Flávia Gomes, realizou palestra sobre educação inclusiva, durante encontro formativo com pedagogos da educação infantil de Teresina, ocorrido no Centro de Formação Odilon Nunes, zona norte da capital.
Realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação de Teresina, a atividade teve como temática “Educação inclusiva, desafios da prática docente na educação básica”.

“O tema educação inclusiva é necessário não apenas para as pessoas com deficiência ou nossos alunos com necessidades educacionais especiais, é uma temática que envolve toda a sociedade e precisamos abraçá-la”, ressaltou Flávia Gomes.
Durante a palestra, Flávia Gomes apresentou e disponibilizou materiais sobre o projeto “Caravana – Na escola, cabem tod@s”. Esse projeto integra o Plano Geral de Atuação Finalística (PGA), do MPPI, para o biênio 2022-2023. O objetivo do projeto é justamente fomentar a educação inclusiva, nessa concepção de que a escola é o espaço público de construção da cidadania e um lugar onde todos devem se sentir acolhidos e pertencentes.
O projeto objetiva também fomentar nos municípios piauienses a elaboração de planos de educação inclusiva e criação de Comitês de Defesa da Educação. E compreende a educação inclusiva a partir da concepção da escola como espaço público de construção da cidadania no Estado Democrático de Direito.
Ele tem sido desenvolvido por meio de oficinas nos 9 Polos Regionais do Estado do Piauí, onde estão sendo formados gestores e profissionais da educação, objetivando o despertar para uma educação inclusiva, compreendendo os aspectos: pedagógico, estrutural, social e orçamentário.
No Ministério Público do Piauí (MPPI), Flávia Gomes titulariza a 38ª promotoria de Justiça de Teresina, especializada na área da Educação, e coordena o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (Caodec).