Foto: Sede das Promotorias de Justiça de Timon (MA)
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), prestou apoio ao Gaeco do MP do Maranhão durante a Operação Hades, deflagrada na manhã desta terça-feira, 8.
A operação, realizada pelo Gaeco/MPMA e pela 4ª Promotoria Regional de Defesa da Ordem Tributária e Econômica, sediada em Timon, tem o objetivo de desarticular organização criminosa investigada por praticar, em tese, os crimes de fraude fiscal e de “lavagem” de capitais no setor de combustíveis. Espera-se que as atividades resultem na restituição de R$ 304.509.097,92 aos cofres públicos.
O Gaeco/MPPI colaborou com o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de sequestro e arresto de bens na cidade de Teresina. A operação também foi realizada nos municípios de Caxias, Peritoró e Miranda do Norte, todos no Maranhão, e em Campinas (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). Ao todo, devem ser cumpridos 20 mandados.
A Operação Hades também contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão e da Agência Nacional de Petróleo.