A promotora de Justiça Fabrícia Barbosa, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), representou o Ministério Público do Piauí, na tarde desta quinta-feira, 28 de setembro, na audiência conjunta promovida pela Comissão de Segurança Pública e Direito Penal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI), com o objetivo de ouvir lideranças comunitárias sobre os altos índices de criminalidade. A reunião ocorreu no auditório da Ordem, na zona norte de Teresina.
Advogados e lideranças comunitárias Advogados e lideranças comunitárias
Durante a audiência, os representantes da OAB, do MPPI e de órgãos de segurança pública ouviram lideranças comunitárias de bairros da capital que têm vivenciado o aumento da criminalidade. A intenção foi coletar informações e dados sobre essas realidades e avaliar quais medidas podem ser adotadas.
Advogado Yuri Cavalcante, presidente da Comissão Comissão de Segurança Pública e Direito Penal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí Promotora de Justiça Fabrícia Barbosa, coordenadora do Gacep/MPPI
Fabrícia Barbosa falou sobre a atuação proativa e efetiva do Ministério Público no âmbito da segurança pública. Entre as ações, destacou a instauração de procedimento para fomentar e fiscalizar a criação e implementação pelo Município de Teresina do Conselho, Fundo e Plano Municipal de Segurança Pública, em cumprimento a Lei nº 13.675/2018 (Sistema Único de Segurança Pública), como medida necessária para a prevenção primária da criminalidade.