O Ministério Público do Piauí, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), lançou nesta sexta-feira, 22 de setembro, a quarta edição da revista eletrônica da instituição. A solenidade ocorreu na recepção do órgão de capacitação, que fica na sede do Ministério Público, na zona leste de Teresina.
A publicação é um periódico semestral destinado à veiculação de trabalhos científicos sobre temas de interesse e relevância para a sociedade e para o Ministério Público. O propósito com a revista é disponibilizar à comunidade um instrumento de informação e divulgação científica. A nova edição reúne 11 artigos produzidos por 19 autores de todo o Brasil, incluindo integrantes do Ministério Público brasileiro, profissionais e estudantes de diversas áreas. A revista é multidisciplinar e contempla diversos temas.
Ao abrir oficialmente o lançamento da publicação, o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, destacou a importância do conhecimento produzido com as quatro edições da revista. “São artigos da melhor qualidade. Conhecimento produzido por membros, servidores, estagiários e acadêmicos em assuntos diversos que perpassam a atuação do Ministério Público. São textos científicos que contribuem sobremaneira para ampliar os saberes de todos que acessarem o conteúdo. A todos, desejo uma boa leitura e reflexão”, disse o chefe do MP do Piauí.



O processo de produção da revista foi conduzido por um conselho editorial e por um conselho gestor. O conselho editorial é constituído pela diretora-geral do Ceaf, Teresinha Borges, pela editora-chefe, Lia Burgos, pelos promotores de Justiça Edilsom Farias e Márcio Carcará, e pelos professores Auricélia Melo, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), e Nelson Juliano Cardoso Matos, da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Já o conselho gestor é formado pela promotora de Justiça Débora Aragão, e pelos servidores Anne Galdino, Daniel Marques, Shaianna Araújo e Viviane Rios Magalhães.



A presidente do conselho gestor e diretora-geral do Ceaf/MPPI, Teresinha Borges, disse estar muito feliz por iniciar sua gestão à frente do órgão de capacitação do MPPI com o lançamento da revista eletrônica. A procuradora apresentou a nova diretoria do Ceaf. Além de Teresinha Borges assumindo a direção geral do Ceaf, o órgão conta com nova diretora substituta, a promotora Lia Burgos, e nova coordenadora pedagógica e administrativa, Luana Azerêdo.

A cada edição um artista piauiense é homenageado na capa da revista. A obra que ilustra a capa deste ano é de autoria do artista plástico Nonato Oliveira. Ele nasceu em São Miguel do Tapuio e é considerado uma das maiores referências do Nordeste. Ao longo de 55 anos de carreira, construiu uma identidade única, reconhecida por artistas e críticos de todo o Brasil. Nos seus quadros e murais, retrata o povo nordestino, no seu cotidiano, personagens que carregam no semblante a dura realidade sertaneja, mas que trazem no seu íntimo alegrias e contentamentos, traduzidos pelo artista através das cores fortes e vibrantes, características de sua obra.
O acesso a revista está disponível na página principal do site do Ministério Público e no link abaixo.