A 1ª Promotoria de Justiça de Valença do Piauí realizou, na última sexta-feira, 22 de setembro, o seminário de encerramento do projeto de prevenção ao uso de álcool e e outras drogas. O evento foi realizado no Fórum da Comarca de Valença.
O projeto surgiu por iniciativa da 1ª Promotoria de Justiça de Valença do Piauí em parceria com a Associação Beneficente Casa União Viva Bem, com o objetivo de sensibilizar a população a respeito das consequências do uso do álcool e outras drogas quanto à saúde e os efeitos na criminalidade. A iniciativa teve início no dia 17 de setembro do ano passado, ocasião em que foi realizado um seminário envolvendo os cinco municípios da comarca de Valença, momento no qual foi realizado um plano de ação pelos representantes dos municípios de Valença, Novo Oriente, Lagoa do Sitio, Pimenteiras, e Aroazes, com ações de prevenção para reduzir os crimes de embriaguez ao volante, venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, crimes de violência doméstica cujos agressores geralmente estão sob efeito de álcool e/ou outras drogas, além dos inúmeros prejuízos decorrentes, tais como: doenças, problemas familiares e legais.


Durante o desenvolvimento do projeto, foi priorizada a capacitação dos agentes municipais que estavam diretamente envolvidos com as vítimas e potenciais vítimas do consumo imoderado de álcool e outras drogas. Foram ministradas palestras especializadas com o objetivo de orientar e sensibilizar os profissionais envolvidos. As palestras não visaram apenas a prevenção do consumo excessivo de álcool, mas também forneceram ferramentas e estratégias, para um resgate das vítimas de álcool e outras drogas. Por meio das capacitações, os agentes municipais foram capacitados com conhecimento e habilidades para identificar sinais de alerta, oferecer suporte adequado e encaminhar as pessoas afetadas aos recursos e aos tratamentos necessários.


Os municípios participaram ativamente das capacitações oferecidas e, também, assumiram o compromisso de empreender ações concretas em seus respectivos territórios, visando a redução e a prevenção do uso imoderado de álcool e outras drogas. Essa abordagem colaborativa e abrangente permitiu que a iniciativa tivesse um impacto significativo não apenas nas capacidades dos agentes municipais, mas também na promoção da saúde e do bem-estar das comunidades locais, promovendo uma resposta mais eficaz e integrada a essa importante questão de saúde pública.
Participaram das ações secretários de saúde, de educação e assistência social, equipes dos Creas e dos Caps, os conselhos de mulheres, bombeiros mirins, o grupo de alcoólicos de Valença e da Associação Beneficente Casa da União Viva Bem.