A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Criança e do Adolescente (CAODIJ), Joselisse Nunes, dialogou na última quarta-feira(25), com a prefeita do município de São João do Arraial, Benedita Vilma Lima, sobre desenvolvimento de projetos na área da Infância e Adolescência.

O CAODIJ é um órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI). O servidor ministerial Claudeir Alcântara, a secretaria de Assistente Social desse município, Aline Alencar Barros de Araújo, e Leandro Barbosa, membro da equipe municipal, também participaram do diálogo.

Durante a conversa ocorrida, em Teresina, na sede leste do MPPI, a prefeita de São João do Arraial, Benedita Lima, informou que, por provocação da representação do Ministério Público no município( época, o promotor de Justiça Jessé Mineiro), adotou as providências para criação e regularização do fundo municipal dos direitos da criança e do adolescente.

Após a regularização do fundo, o município e a entidade da sociedade civil Centro Cocais conseguiram o apoio de entidade financeira nacional, para o financiamento de projetos na área da criança e do adolescente na ordem de quatro milhões de reais. O Projeto apoiará crianças, adolescentes, jovens e famílias da região dos cocais em projetos educacionais, na transferência de recurso e na agricultura familiar.

Na ocasião, foram realizadas conversas sobre outros projetos que o Ministério Público incentiva como: a criação da escuta especializada nos municípios, medidas socioeducativas de meio aberto e fortalecimentos das famílias.

“O MPPI tem buscado cada vez mais a parceria com os municípios, dialogando para que os direitos fundamentais, garantidos na Constituição no Estatuto da Criança e do Adolescente, sejam efetivados”, disse a coordenadora do Caodij.