Nesse domingo (1º), o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), fiscalizou o processo unificado de escolha dos conselhos tutelares por todo o Piauí.

Das 8h às 17h, promotores de Justiça e servidores do MPPI circularam pelas zonas de votação e visitaram as juntas dos Conselhos Tutelares para verificar eventuais irregularidades.

Em Teresina, 50.082 eleitores compareceram às urnas. Um acréscimo de 26% em relação ao último processo ocorrido em 2019, que totalizou 39.600 votantes. “Considero que foi um pleito tranquilo, com poucas intercorrências. O crescimento do número de votantes demonstra o aumento do interesse da população pela escolha dos conselheiros tutelares”, avalia a promotora de Justiça Joselisse Nunes, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAODIJ).

A coordenadora do Caodij, Joselisse Nunes também informou que, pela primeira vez, os 224 municípios tiveram eleições com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

Os novos conselheiros tutelares assumem os cargos para a gestão 2024-2027. Eles são as pessoas da comunidade que se propõem a atuar na defesa e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Confira as fotos na galeria abaixo: