Representantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) visitaram, nessa terça-feira (17), o laboratório de Inovação (OpalaLab) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI).
Participaram da visita: o promotor-corregedor João Paulo Santiago, a promotora de Justiça Lenara Porto, o coordenador de Tecnologia da Informação do MPPI, Ítalo Garcia, e os servidores Breno Reis e Glauco Ventura.
A visita teve o objetivo de promover uma colaboração mais estreita entre as duas instituições e a discussão de uma série de tópicos relevantes para o sistema de Justiça do estado. O encontro demonstrou o compromisso das instituições em promover a inovação, a eficiência e a colaboração, e representa mais um passo em direção a um Sistema Judiciário moderno e alinhado com as melhores práticas tecnológicas.
“Durante a visita, os representantes do MPPI foram apresentados à estrutura e às capacidades do OpalaLab. Na oportunidade, conhecemos a equipe multidisciplinar de profissionais especializados em Tecnologia e Direito. Um dos principais tópicos discutidos nessa visita foi o uso da tecnologia para a transcrição de audiências, visando aprimorar a produção de documentos cruciais para o processo judicial”, explica Ítalo Garcia.
O OpalaLab desenvolveu o projeto Julia (Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial), que objetiva otimizar as rotinas, automatizando tarefas, com a análise de grandes volumes de dados, e realizar a identificação de tendências e padrões e a geração de recomendações.
O TJ-PI e o MPPI exploraram oportunidades para colaborar em projetos que visam tornar esse processo mais eficiente e preciso, por meio de ferramentas como inteligência artificial e reconhecimento de voz.
Outro ponto de discussão importante envolveu a criação de um laboratório de inovação no âmbito do MPPI. O TJ-PI se comprometeu a fornecer orientações e compartilhar sua experiência na criação do OpalaLab, além de trocar normativas e melhores práticas para o desenvolvimento bem-sucedido do laboratório do MP.
*Com informações do TJ-PI