O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 29ª Promotoria de Justiça e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), realizou uma reunião na manhã desta quarta-feira (1°) no CAPS AD de Teresina. Na ocasião foi apresentado o projeto “Juntos Renovando Vidas” a profissionais de diferentes áreas do município, com o objetivo de firmar parcerias com o poder público de Teresina.

Além de profissionais do CAPS AD, participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Educação – SEMEC, Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas – SAAD RURAL, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL, Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina – SEMEST e Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas – SEMCASPI.

Ao longo do mês de outubro, outras instituições governamentais e não-governamentais também participaram de reuniões sobre o projeto como o Senai, Senar, Secretaria da Agricultura Familiar- SAF, Secretaria de Assistência Social- SASC, Secretaria Estadual de Cultura – SECULT e Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária – SADA.

Durante o encontro, a coordenadora do CAODS/MPPI, Promotora de Justiça Karla Carvalho, falou sobre a necessidade de integração de vários atores para que o usuário de álcool e outras drogas consiga de fato ser reinserido na sociedade. Segundo ela, somente a atuação isolada do CAPS AD não consegue garantir que essas pessoas consigam reconstruir suas vidas, em razão de questões familiares, perda de emprego, falta de escolaridade, por isso se faz necessário um conjunto de ações integradas com outros atores. “Sem uma ação articulada nós não vamos conseguir vencer a dependência química. Temos que ocupar espaços para conseguir resgatar essas pessoas e reinseri-las na sociedade”, afirmou a promotora.

A coordenadora do CAPS AD, Elizandra Pires, apresentou o plano de ação de reinserção dos usuários cadastrados no espaço de acolhimento. No estudo, ela apontou como as drogas impactam diretamente na saúde do usuário e na sociedade. “Quando o usuário está em vulnerabilidade ele não adoece sozinho, a família também adoece junto. Nosso objetivo com essa articulação é que o CAPS AD seja visto e seja dada a devida importância a ele pelos órgãos governamentais para que o problema das drogas seja enfrentado por todos e a solução seja encontrada”, esclareceu.

Para o promotor de Justiça Eny Pontes, responsável pela 12ª e 29ª Promotorias de Justiça, o projeto “Juntos Renovando Vidas” é fundamental para tornar visível a situação da saúde mental no estado e assim, melhorar a rede de atenção psicossocial. Ele sugeriu como encaminhamento que seja realizada uma reunião mais ampla, incluindo mais atores do estado e da iniciativa privada, com o objetivo de alinhar e ampliar as atividades propostas.

Em relação aos representantes do município, todos se comprometeram a levar a demanda aos secretários e gestores para que cada secretaria apresente uma proposta de ação integrada, que possa contribuir com a iniciativa, dentro da sua área de atuação.