O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do Grupo de Atuação Especial de Regularização Fundiária e de Combate à Grilagem (Gercog), em parceria com a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), promoveram nesta terça-feira (14) capacitação do Projeto “Avante Reurb-S”, sobre regularização fundiária urbana.
O curso foi realizado por videoconferência, pela plataforma Microsoft Teams, para as regionais de Oeiras e Floriano, e contou com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
A coordenadora do Gercog, Juliana Nolêto, realizou a abertura do evento. Durante fala de abertura, ela ressaltou a importância da Reurb para a garantia de direitos. “Quero agradecer a parceria com a Eturb, que tem disponibilizado profissionais qualificados sobre esse tema para nos instruir de forma didática e elucidativa. Vale salientar a importância desse projeto que tem o objetivo que garantir o direito social à moradia e à cidadania”, disse a coordenadora do Gercog.
Foram palestrantes a diretora da Coordenação de Regularização Fundiária de Teresina, Thaís Rosal; a coordenadora de Regularização Fundiária da Eturb, Camilla Jericó; o agrimensor Derivan Gonçalves e a arquiteta Nelcia Pinheiro. Também estiveram presentes os assessores do Gercog, Rosiane Brasileiro e Ênio Gomes de Carvalho.

“São mais de 40 milhões de imóveis em situação de irregularidade no Brasil, quase cidades inteiras. Com a Reurb, a gente garante o imóvel para aquele morador e contribui para movimentar a economia naquela região. Por isso, dizemos que a regularização fundiária é uma política de ‘ganha-ganha’, que resulta em benefícios sociais, jurídicos, ambientais para toda a sociedade”, disse Thaís Rosal.
O “Avante Reurb-S” é executado desde 2021, com o objetivo de fomentar os municípios e gestores piauienses a ajustar, normativa e administrativamente, suas estruturas para promover a regularização fundiária de núcleos urbanos informais. Na maioria dos casos esses espaços são ocupados por população de baixa renda.
A capacitação teve como público-alvo gestores públicos, representantes de municípios e integrantes do MPPI da regional de Oeiras e Floriano. Os participantes acompanharam palestras sobre a legislação federal e municipal que regem a regularização fundiária, as modalidades e fases do procedimento administrativo da Reurb, análise de projetos urbanísticos e de agrimensura. Também foram abordados temas relacionados ao cadastro socioeconômico, ao projeto de regularização fundiária, ao procedimento administrativo e ao registro junto ao cartório.