O Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), vinculado ao Ministério Público do Piauí (MPPI), coordenado pela promotora de Justiça Amparo Paz, realizou nesta terça-feira (28), o penúltimo módulo da 7ª edição do Programa Reeducar.

Com o tema “Política de Atenção Integral à Saúde do Homem”, foram abordados os aspectos referentes à atuação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) por meio de políticas e ações para aproximar o público masculino das informações e espaços que envolvem sua saúde física e mental.

“Aproveitando o Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata, trouxemos para os nossos reeducandos a temática da saúde do homem. Com a ajuda do profissional da Sesapi, Nelson Muniz, da Coordenação da Saúde do Homem, debatemos com os nossos participantes sobre infecções sexualmente transmissíveis, câncer de próstata e como evitar determinadas doenças. Então, foi um momento muito importante e de grande participação”, pontua a promotora Amparo Paz.

O programa Reeducar trabalha com homens que respondem a processos de violência doméstica, e busca discutir com eles temas como machismo, igualdade de gênero, respeito à mulher e os mecanismos de proteção para as vítimas.

“Esse trabalho do Ministério Público é fundamental porque a gente sabe que a questão da violência, de uma maneira geral, não basta somente a questão judicial. É preciso que eles também tenham um acompanhamento psicológico porque são comportamentos que estão na nossa formação, é culturalmente repassado. Nós somos educados a exercer nossa agressividade como se fosse uma coisa natural e normal, e não é”, complementa o supervisor da Saúde do Homem da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Nelson Muniz.

O programa Reeducar tem como objetivo promover a transformação social por meio da educação e da conscientização. Ele visa sensibilizar os homens que cometeram violência doméstica ou familiar para que reconheçam suas atitudes, assumam a responsabilidade pelos atos e reflitam sobre os motivos que os levaram a cometer esses crimes.

Esta edição do programa conta com dez módulos, com o último encontro marcado para acontecer no dia 12 de dezembro.