O Ministério Público do Piauí (MPPI), representado pelo promotor de Justiça João Malato Neto, conseguiu a condenação do réu Paulo Henrique Alexandre Silva a 28 anos e 54 dias de reclusão, em regime fechado, durante julgamento realizado em Teresina. O júri ocorreu nessa terça-feira, 20 de maio de 2025.
O homem foi julgado pelo crime de homicídio qualificado no qual utilizou recurso que impossibilitou a defesa da vítima e feminicídio (artigo 121, §2º, IV e VI e §2º-A, II, do Código Penal), com as circunstâncias agravantes da reincidência, prática de crime contra ascendente, prevalecendo-se de relações domésticas de coabitação ou de hospitalidade e contra maior de 60 (sessenta) anos (artigos 61, I e II, “e”, “f” e “h”, do Código Penal).
Em abril de 2017, no bairro Monte Castelo, município de Teresina, o acusado matou a própria mãe, a senhora Antônia Nunes e Silva, com 78 anos de idade. A vítima foi atacada e espancada com socos e pancadas na cabeça.
Consta nos autos que o condenado estava agredindo a mãe, quando um vizinho acionou a polícia para socorrer a vítima, mas ao chegarem ao local, os policiais foram impedidos por Antônia de efetuar a prisão de Paulo Henrique. Logo em seguida, o acusado passou a agredir a mãe com socos, além de arremessar a cabeça da vítima contra solo, o que resultou na morte de Antônia. Na sequência, o condenado evadiu-se do local. Paulo Henrique foi dominado e linchado por populares que o entregaram para policiais militares.