O Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) do Ministério Público do Estado Piauí (MPPI) realizou, nesta terça-feira (27), o 3º módulo da 8ª edição do Programa Reeducar, iniciativa que visa conscientizar e reeducar homens envolvidos em casos de violência doméstica e familiar. A atividade aconteceu na Casa da Cidadania, em Teresina, e teve como foco abordar os aspectos gerais da violência contra a mulher. 
 
O encontro foi conduzido pela promotora de Justiça Amparo Paz, titular da 10ª Promotoria de Justiça de Teresina e coordenadora do Nupevid. Durante a atividade, foram discutidos os diferentes tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, os impactos psicológicos sofridos pelas vítimas, os ciclos da violência e os papéis atribuídos socialmente aos homens e às mulheres. 
 
“A cada encontro, buscamos criar um espaço de escuta e reflexão, onde esses homens possam refletir sobre suas atitudes, a gravidade de cada uma delas e entender as consequências que elas geram”, destacou a promotora Amparo Paz. 
 
O Programa Reeducar é uma ação articulada pelo MPPI com o apoio de profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social e Direito, voltada para a prevenção da reincidência da violência doméstica. Os encontros são organizados em módulos temáticos e abordam diferentes dimensões da masculinidade, relações afetivas e responsabilidade social.