O Ministério Público do Piauí, por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, realizou, no dia 16 de maio, o I Simpósio de Segurança Pública da Planície Litorânea, evento organizado em parceria com a Liga Acadêmica de Direito Penal e Criminologia, a Iespap/Afya e a Fecomécio, com apoio do Senac/PI.  

O promotor de Justiça Rômulo Cordão, titular da 8ª Promotoria de Parnaíba, com atribuições na área de segurança pública, execução penal e controle externo da atividade policial, foi um dos organizadores e palestrantes do evento, falando sobre “O mito do encarceramento em massa e a proteção deficiente ao direito das vítimas”. O promotor Sinobilino Pinheiro da Silva Júnior, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Esperantina, também participou do Simpósio discutindo o tema “Os desafios da produção probatória no novo contexto da criminalidade brasileira”.  

O evento contou com a participação de profissionais da segurança pública e foi acompanhado por mais de 500 pessoas, entre autoridades da área e estudantes de direito. Além dos representantes do MPPI, participaram como conferencistas os delegados de Polícia Civil, Danúbio Dias e Charles Pessoa, o ex-Delegado Geral da Polícia Civil do Piauí, Riedel Reinaldo e o Tenente-Coronel da Polícia Militar do Piauí, José Edson Batista dos Santos Junior.  

O promotor Rômulo Cordão comentou sobre a importância do evento, que traz para discussão uma temática que causa grande preocupação para a sociedade brasileira: “O Simpósio foi um momento importante para refletir e debater de forma consciente e crítica a segurança pública da nossa planície, do estado do Piauí e do Brasil. Aqui contamos com a participação não somente de autoridades, de pessoas que pensam e que atuam na segurança pública, mas também de estudantes, pessoas do mundo acadêmico, futuros operadores do direito. Foi um momento muito rico e proveitoso. Uma semente que estamos plantando aqui e que com certeza trará bons frutos”, afirmou.