A 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atribuição para a defesa da saúde pública estadual, realizou, nesta quinta-feira (22), uma inspeção e audiência extrajudicial no Hospital Getúlio Vargas (HGV). A ação foi coordenada pelo promotor de Justiça Eny Pontes, responsável pela 12ª PJ, e pelo assessor ministerial Gabriel Amável.
No hospital, os representantes do Ministério Público do Piauí (MPPI) foram recebidos pela diretora-geral do HGV, Nirvânia Carvalho, e pela coordenadora do Setor de Nutrição e Dietética, Silvana Carvalho. Durante a audiência, foram discutidas informações que constam em relatório técnico da Vigilância Sanitária Estadual. O órgão apontou deficiências no setor, entre elas, estão a falta de equipamentos, ausência de controles em determinados procedimentos e deterioração da estrutura física.

Segundo Nirvânia Carvalho e Silvana Carvalho, diversas melhorias já foram realizadas no setor, incluindo a implantação de novos processos para qualificar o serviço de nutrição. No entanto, outros pontos destacados na inspeção dependem da aquisição de insumos e equipamentos por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Após a audiência, o promotor Eny Pontes e o assessor Gabriel Amável, acompanhados pela equipe da direção do hospital, visitaram o Setor de Nutrição e Dietética. No local, conheceram como é elaborado o cardápio, os controles aplicados sobre as refeições e os cuidados específicos com as dietas destinadas a pacientes e acompanhantes.

O promotor, que responde pela 12ª Promotoria de Justiça, informou que oficiará a Sesapi para que a pasta esclareça o andamento dos processos de reforma do setor e da aquisição dos equipamentos necessários ao pleno funcionamento do serviço de nutrição do HGV.