A Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Fabrícia Barbosa de Oliveira, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), foi uma das palestrantes do seminário “Perspectivas sobre o Controle Externo da Atividade Policial”, realizado na última sexta-feira (23), no auditório da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP), em Fortaleza.

O evento, promovido pelo MPCE, por meio do CAOCRIM, ESMP e CEAF, reuniu membros, servidores, residentes e estagiários do Ministério Público cearense, além de participantes das sedes da ESMP nos municípios de Juazeiro do Norte e Sobral, que acompanharam a transmissão simultânea.

Durante sua exposição, a Promotora Fabrícia Barbosa apresentou os aspectos práticos do controle externo concentrado, com foco na atuação resolutiva do MPPI, a partir de mais de 300 visitas técnicas realizadas em unidades da Polícia Civil e da Perícia Oficial no estado do Piauí. Ela também destacou o papel estruturante do Ministério Público na fiscalização de condições de trabalho, gestão patrimonial, frota policial, procedimentos investigativos, rastreabilidade do material bélico e destinação de bens apreendidos.

A abordagem da palestrante evidenciou estratégias operacionais do GACEP e a utilização de sistemas informatizados para o aprimoramento do controle e da transparência na atividade policial. Para a representante ministerial, a participação do MPPI no evento reforça o compromisso institucional com o intercâmbio de boas práticas, a qualificação do controle externo e a defesa de uma segurança pública eficiente, pautada na legalidade, na transparência e na proteção dos direitos fundamentais.