A promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), participou, nesta segunda-feira (22), de uma live sobre violência doméstica no âmbito LGBTQIAP+. A transmissão foi realizada pelo perfil em uma rede social da Prefeitura de São Raimundo Nonato.
A transmissão ao vivo fez parte da programação do “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e foi realizada pela Secretaria da Mulher de São Raimundo Nonato. Participaram da conversa, ainda, a Secretária da Mulher, Ivana Amorim e membros do “Coletivo Caroá”, o qual atua na defesa dos direitos LGBTQIAP+.
Entre os assuntos abordados na transmissão, estiveram os avanços na Lei Maria da Penha para incluir mulheres trans e sua aplicação para casais homoafetivos femininos. A promotora também esclareceu dúvidas sobre o direito às medidas protetivas e os serviços disponíveis à sociedade para acolher denúncias de violência doméstica.
“Essa foi uma oportunidade importante de esclarecer a população sobre os direitos das mulheres, independentemente de sua identidade de gênero e orientação sexual. Os casos de violência doméstica com pessoas LGBTQIAP+ são muitos e ainda sofrem subnotificação”, ressalta a promotora.