A promotora de Justiça, titular da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, Myrian Gonçalves Pereira do Lago foi designada, no último dia 06 de setembro, para compor o novo Grupo de Trabalho (GT) de Segurança Alimentar e Defesa das Pessoas em situação de rua, da Comissão de Direitos Fundamentais (CDDF) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O Grupo de Trabalho de Segurança Alimentar e Defesa das Pessoas em Situação de Rua foi criado mediante a PORTARIA CNMP-PRESI Nº 279, de 06 de setembro de 2022, da lavra do Procurador Geral da República, Antônio Augusto Brandão de Aras. O GT tem por objetivo acompanhar as políticas públicas relacionadas à temática, realizar estudos, pesquisas e propor diretrizes de atuação.
A promotora destaca que a criação do Grupo é de enorme importância, especialmente pelo contexto da volta da fome e da miséria no Brasil, acentuado em decorrência da pandemia e da crise econômica.
Com a indicação para integrar o novo Grupo de Trabalho, a promotora de Justiça Myrian Lago é a primeira do MPPI a integrar grupos com temáticas distintas, todos da CDDF/CNMP, pois também já foi indicada para o GT de Combate à Violência Doméstica e Direitos Sexuais e Reprodutivos, o qual mais tarde passou a chamar-se de GT Igualdade de Gênero, Direitos LGBT e Estado laico, entre os anos de 2016 a 2019.