Foi realizada hoje (13) a primeira aula de ginástica laboral do Programa “Bem Viver no MP”. O projeto foi idealizado pelo Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), com execução pela Divisão de Bem-Estar. A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. A prática ainda alivia o estresse, contribui para a correção da postura e ameniza os efeitos do sedentarismo.
A partir de hoje, as aulas serão realizadas às terças e às quintas-feiras, nos auditórios das duas principais sedes do Ministério Público em Teresina: a Procuradoria Geral de Justiça, no Centro, e o novo prédio, localizado no bairro de Fátima. No Centro, as sessões das terças-feiras ficaram marcadas para as 8h; na Zona Leste, para as 9h. Às quintas-feiras, os horários de invertem: 8h na Zona Leste e 9h no Centro.
As atividades foram conduzidas pela educadora física Thayse Alcântara, que ministrou uma breve apresentação sobre a importância e as vantagens da prática de ginástica laboral. Em seguida, as participantes fizeram alongamentos e outros exercícios, em clima de descontração e alegria. A gestora do SQVT, Promotora de Justiça Cléia Fernandes, falou que o objetivo do projeto é exatamente deixar o ambiente de trabalho mais agradável. “Sabemos que é muito importante aumentar os níveis de motivação e de satisfação profissional das equipes do Ministério Público. A sociedade contemporânea é marcada pelo ritmo frenético de vida e pelo desenvolvimento acelerado das organizações, fatores que geram tensões e causam prejuízos à saúde das pessoas, implicando em menor produtividade. Por isso, a Procuradoria Geral de Justiça, com o subsídio das mais modernas técnicas de gestão e de capacitação das lideranças, tem investido em atividades voltadas para a promoção da qualidade de vida”, declarou ela.