Grande grupo de estudantes posando de pé com Promotores de Justiça

 

Estudantes do 9˚ período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) visitaram o Ministério Público do Estado do Piauí na manhã de hoje (12), para conhecer o trabalho da instituição na área de defesa da saúde pública. Inicialmente, os graduandos foram recebidos por servidoras da Ouvidoria, unidade que se constitui como a principal interface de comunicação com a sociedade.

 

Em seguida, o grupo conheceu a 12ª e a 29ª Promotorias de Justiça da capital, órgãos especializados na defesa do direito à saúde. Os Promotores de Justiça Karla Daniela Carvalho e Eny Marcos Pontes falaram sobre o trabalho desenvolvido, abordando temas como o amparo constitucional para a atuação do Ministério Público e a carta de direitos e deveres dos usuários do SUS. Os estudantes tiveram acesso a alguns procedimentos administrativos conduzidos pelas Promotorias de Justiça, verificando na prática como as unidades atuam em prol da saúde, enquanto direito fundamental social e difuso.

 

A visita foi tão proveitosa que a coordenação do curso levantou a necessidade de repetição periódica da atividade, a cada semestre letivo. “É muito importante que esses novos profissionais da saúde mantenham contato com o Ministério Público. Conversamos muito sobre o exercício da cidadania, destacando a necessidade de intervenção imediata nos casos de violação aos direitos dos usuários do sistema de saúde. Tentamos incentivá-los a serem agentes de aperfeiçoamento das ações e serviços, denunciando situações irregulares e fornecendo subsídios para a atuação ministerial”, declarou a Promotora de Justiça Karla Carvalho.

 

Grande grupo de estudantes posando de pé com Promotores de Justiça e servidora do MP