O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, foi agraciado com a Medalha do Mérito de Educação e Segurança no Trânsito. A comenda foi entregue em solenidade promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN/PI) na manhã de hoje (18), no Palácio do Karnak, sede do Governo do Estado do Piauí. O Procurador de Justiça Luís Francisco Ribeiro e o Promotor de Justiça Antônio Charles Ribeiro de Almeida também estavam entre as 32 personalidades que receberam a distinção.
A medalha foi criada neste ano, como demonstração de reconhecimento às ações e esforços das pessoas e instituições que contribuem com a atividades relacionadas à causa, em especial no que se refere à educação, segurança, mobilidade urbana e sustentabilidade ambiental no trânsito.
O Ministério Público do Estado do Piauí já desenvolveu diversas atividades em prol da promoção da paz no trânsito, desde a realização de campanhas de conscientização até a execução de medidas repressivas e incentivo à implementação de políticas públicas. Em seu discurso, Diretor-Geral do DETRAN, Arão Lobão, ressaltou a importância da atuação ministerial.
Em novembro de 2016, a Procuradoria Geral de Justiça promoveu a Caravana pela Paz no Trânsito, no município de Bom Jesus, com a participação de diversas instuições. Foram realizadas panfletagens, apresentações públicas e oficinas com a comunidade, para identificação dos principais problemas e proposição de soluções. O Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção (CACOP), órgão auxiliar do MPPI, acompanha o processo de municipalização de trânsito em diversas cidades, trabalhando junto com os Promotores de Justiça.
O Procurador de Justiça Luís Francisco Ribeiro coordenou a campanha “O Ministério Público pela Paz no Trânsito e em Defesa da Vida”, que mobilizou todo o Estado. Já o Promotor de Justiça Antônio Charles Ribeiro de Almeida recebeu destaque pelo trabalho exemplar desenvolvido na comarca de Batalha, que resultou na expressiva diminuição dos índices de acidentes e da mortalidade.
“O Ministério Público, enquanto instituição defensora dos interesses sociais, está atento aos problemas que comprometem a segurança no trânsito. A temática envolve diversos assuntos importantes para a coletividade, a exemplo da proteção à vida, do controle da criminalidade, da defesa do meio ambiente e da formação de cidadãos conscientes, que respeitam seus próximos e zelam para que todos vivam em harmonia”, declarou Cleandro Moura. “A promoção da paz é uma das principais diretrizes da atuação institucional, e é por isso que estamos trabalhando continuamente por um trânsito mais saudável, em que reinem a educação, o respeito e a prudência. Para tanto, é imprescindível a integração entre os Poderes e as instituições públicas, em um esforço conjunto e bem planejado para a resolução e a prevenção de problemas, em diversas frentes”, frisa o Procurador-Geral de Justiça.