Pessoas sentadas em auditório

 

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho – Programa “Bem viver no MPPI” e da Coordenadoria de Recursos Humanos, realizou na manhã desta sexta-feira (22) um evento alusivo à campanha Setembro Amarelo, com objetivo de promover a valorização da vida e ressaltar a importância da prevenção ao suicídio. A atividade ocorreu na Sede das Promotorias e Procuradorias de Justiça, localizada no Bairro de Fátima, Zona Leste de Teresina.

 

A programação incluiu diversos temas, como as formas de prevenção e fatores de risco para o suicídio. Participaram do evento profissionais da área de psicologia das instituições: Centro de Valorização À Vida (CVV), Centro Débora Mesquita (CDM) e Conselho Regional de Psicologia do 21° Região (CRP21).

 

Os pronunciamentos de abertura foram proferidos pela Promotora de Justiça Cláudia Seabra, Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, e pela Promotora de Justiça Karla Daniela Carvalho, que coordena o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS).

 

O ciclo de palestras iniciou com o tema “Falando Abertamente Sobre Suicídio”, abordado por Maria Zélia, coordenadora do CVV, entidade filantrópica, constituída exclusivamente por voluntários sem qualquer remuneração. Maria Zélia falou sobre o CVV, a importância do Centro, seu objetivo e como é realizado o atendimento. Após a palestra os participantes acompanharam um vídeo, com o relato do professor Luís Henrique Beurt, autor do livro “Afinal…por que sofremos?”.

 

Em seguida, o representante do CDM, Fernando Gutman, e a psicóloga Larissa Carvalho falaram sobre a ONG Débora Mesquita, experiências e a importância do atendimento às pessoas com problemas psicológicos e emocionais.

 

E, para fechar a manhã, a psicóloga do CRP21, Cinthya de Holanda Araújo, discorreu sobre o tema “Um Olhar Sobre os Fatores de Risco e Proteção do Suicídio”, apontando os pontos como: prevenção; mitos e verdades; como identificar uma pessoa em risco de suicídio; fatores de proteção; como reconhecer os sinais de alertas e como ajudar.

 

As primeiras atividades da campanha Setembro Amarelo tiveram início em 2015, concentradas em Brasília. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculando-a ao dia 10 do mesmo mês, no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

 

Vista ampla de um auditório com pessoas sentadas

 

Pessoas sentadas observando a palestrante que fala

 

Pessoas sentadas em auditório

 

Duas pessoas de pé, uma das pessoas segura um certificado com uma das duas mãos

 

Duas pessoas de pé segurando um certificado

 

Mulher de pé conversando e se movimentando com microfone nas mãos