Representantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) participaram, na última sexta-feira (29), em Teresina, do Seminário Regional de Transparência e Controle Social, promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU). O evento, realizado em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) reuniu entre os participantes a Ouvidora Substituta, Procuradora de Justiça, Teresinha de Jesus Borges, a servidora da ouvidoria Daniele Lira e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), Promotora de Justiça, Everângela Araújo Barros Parente.
O objetivo do seminário que já passou por diversas capitais é gerar multiplicadores junto à sociedade civil, agentes públicos e comunidade contabilista, além de promover a divulgação do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (PROFORT). A programação incluiu palestras e fórum de discussões sobre acesso à informação, proteção e defesa do usuário de serviços públicos, desburocratização, papel das ouvidorias, entre outros assuntos.
A Promotora de Justiça, Everângela Araújo Barros Parente ministrou palestra sobre a temática “Transparência e acesso à informação”. A agente ministerial ressaltou que a palavra de ordem atualmente é integração. “O mundo moderno exige das instituições um trabalho em parceria, concatenado, para que ele possa ser mais eficaz, abrangente e consentâneo com as necessidades da população. Cada órgão, com sua expertise, trabalhando de forma integrada, pode contribuir sobremaneira para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, que é um dos objetivos do Ministério Público, como defensor do regime democrático e dos direitos sociais e individuais indisponíveis’, asseverou.