A Ouvidora do Ministério Público do Estado do Piauí, Procuradora de Justiça Rosangela de Fátima Loureiro Mendes, participou no dia 27 de setembro de 2017, de reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP). A atividade antecedeu o XXII Congresso Nacional do Ministério Público, realizado nos dias 28 e 29 de setembro, em Belo Horizonte- Minas Gerais.
Durante a reunião administrativa foram abordadas temáticas relacionadas ao papel da Ouvidoria. Entre os assuntos discutidos, a alteração do estatuto do CNOMP, o recebimento de manifestações anônimas, inovações e boas práticas da Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), assim como a classificação das manifestações quanto ao conteúdo e Tabelas unificadas do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A Ouvidoria recebe, examina e dá encaminhamento a denúncias, reclamações, críticas, elogios, pedidos de informação ou sugestões acerca das atividades desenvolvidas pelos órgãos, membros e servidores do Ministério Público em todo o território piauiense. Poderá também receber denúncias envolvendo fatos praticados por outros órgãos e agentes, públicos e privados, desde que, diante deles, o Ministério Público esteja legitimado a agir.