Com o apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), a Promotoria de Justiça de Paes Landim, representada pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa, vem desenvolvendo diversas atividades de promoção da cidadania na cidade.
As comunidades escolares da Escola Municipal Terezinha Camará e da Unidade Escolar José Maria Borges receberam materiais educativos e palestras sobre drogadição, atos infracionais e bullying. A iniciativa integra o projeto Queremos Paz, desenvolvido pelo MP-PI, por meio do Caodec.
“Fiquei muito feliz com a participação dos estudantes e da comunidade neste projeto. Estamos cumprindo nosso papel de aproximar cada vez mais o Ministério Público da população”, destaca o promotor de Justiça, Jorge Luiz Pessoa.
Durante o mês de outubro, também foi desenvolvido na cidade, atividade alusiva ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. Com o tema “Violência contra o Idoso e o seu Enfrentamento”, o promotor Jorge Luz apresentou o Estatuto do Idoso, sua aplicação o papel da rede de proteção do idoso para comunidade da cidade.
“Por meio do trabalho que desenvolvemos no Caodec, o que buscamos é contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos em nosso País, por meio da difusão de conteúdo formativo e informativo sobre o exercício dos direitos fundamentais e a atuação do MP na defesa desses direitos”, destaca a coordenadora do Caodec, Flávia Gomes.
As ações têm sido desenvolvidas com o apoio do Poder Judiciário local, das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social de Paes Landim.