Pessoas sentadas em volta de uma mesa

A Promotora Maria das Graças do Monte Teixeira, titular da 32ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada em Defesa do Consumidor, realizou nessa terça-feira (7), audiência com moradores dos bairros Jacinta Andrade e Vale Quem Tem, e ainda o  Diretor Técnico da Águas de Teresina Saneamento Clayton Bezerra com o objetivo de apurar eventuais prejuízos causados aos consumidores da empresa Águas de Teresina – AEGEA, no que diz respeito a possíveis falhas na prestação dos serviços ofertados em relação à falta do abastecimento de água em determinados bairros de Teresina.

A promotora Maria das Graças do Monte Teixeira esclareceu que o objetivo da audiência era que se apresentassem maiores esclarecimentos acerca das constantes notícias de falta de água em bairros da capital e que fossem dados encaminhamentos aos problemas trazidos. A promotoria alegou que a população não pode ser penalizada.

A representante dos moradores do bairro Jacinta Andrade (Santa Maria da Codipi) ponderou que, no ultimo mês, passou cerca de 22 (vinte e dois) dias sem o regular abastecimento. Na região, moram cerca de 170 mil habitantes e a população está tendo que comprar água mineral e ir buscar água do rio para conseguir atender às necessidades diárias. Já o representante dos moradores do bairro Vale Quem Tem relatou que até o dia 27 de julho havia água durante o dia e faltava água apenas a noite. Mas que a partir desse dia, não se tem mais água. Já foram enviadas quatro equipes técnicas, mas o problema não foi resolvido.

Os representantes da Águas de Teresina relataram que a empresa recebeu a subconcessão da Agespisa há mais ou menos 90 (noventa) dias com o sistema numa situação crítica. Nesse período, eles informaram que já foi investido mais de 100 milhões de reais em melhorias. Segundo o relato deles, nos termos da subconcessão, o tempo acertado é de três anos para atender a 100% da população.

Por fim, ficou acertado que a empresa terá um prazo de 15 (quinze) dias para sanar as questões do irregular abastecimento de água nos dois bairros. Em casos de interrupção de água no período superior a 12 (doze) horas, a empresa se obriga a fornecer caminhão pipa para os moradores que entrarão em contato com a empresa no telefone 0800 ou através das redes sociais, devendo procurar as assistentes sociais que atendem os líderes comunitários.