Foto: O subprocurador-geral de Justiça Jurídica, João Malato Neto, e as promotoras Fabrícia Barbosa (à direita) e Lenara Porto (à esquerda).

As promotoras de Justiça Fabrícia Barbosa e Lenara Porto, coordenadora e integrantes do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), foram agraciadas, nesta terça-feira, 18 de julho, com a Medalha Imperador Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí. A condecoração foi entregue durante a solenidade de comemoração dos 79 anos do Corpo de Bombeiros do Piauí. O evento aconteceu na sede da corporação, no Centro de Teresina.

A Medalha “Imperador Dom Pedro II” foi criada através do Decreto nº 11.230, de 22 de outubro de 2003. A insígnia é destinada a agraciar os cidadãos nacionais ou estrangeiros que tenham se tornado credores do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, ou por ele tenham demonstrado efetiva simpatia e estima.

As duas promotoras agradeceram o reconhecimento do Corpo de Bombeiros. Fabrícia e Lenara afirmaram que a outorga da medalha a elas é produto de intenso trabalho feito em prol da segurança pública do Piauí.

O subprocurador-geral de Justiça Jurídica, João Malato Neto, também compareceu à solenidade para representar o MPPI e prestigiar as promotoras agraciadas.

Medalha Imperador Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí

Umas das frentes de atuação do Ministério Público do Piauí, por meio do Gacep/MPPI, foi o diálogo junto ao Corpo de Bombeiros e ao Governo do Estado para a realização do concurso público voltado ao preenchimento de vagas nos quadros da corporação.

O Gacep tem promovido também audiências com o Corpo de Bombeiros, para a instalação de unidades no interior do Estado. Durante a solenidade de hoje, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, José Rêgo, anunciou a instalação de postos da corporação nos municípios de Uruçuí, Bom Jesus e Corrente.

O MPPI atuou, ainda, na implementação e operacionalização do Fundo de Aparelhamento e Modernização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí. O caso foi objeto de um procedimento conjunto do Gacep e da 48ª e 56ª Promotorias de Justiça de Teresina.