Os promotores de Justiça Raimundo Júnior, Rômulo Cordão, Roberto Carvalho, Silas Sereno e Jessé Mineiro participaram do Congresso Nacional do Júri, no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Belo Horizonte. O evento, que reuniu membros do Ministério Público brasileiro e teve início na última quarta-feira, 04 de outubro, foi promovido para debater as perspectivas e os desafios de atuação no Tribunal do Júri.
A programação reuniu diversas palestras, ministradas por especialistas em temas ligados à atuação no Júri, além de exposição de teses destinadas ao fortalecimento da atuação do Ministério Público na defesa do direito à vida.
Nos três dias de congresso, foram abordados diversos assuntos tendo em vista o fortalecimento do tribunal, especialmente face a desafios e riscos de retrocesso. Um deles é retirar do Ministério Público o direito de recorrer da decisão que absolve o réu, mesmo que ele tenha confessado o crime ou que a decisão seja contrária à prova dos autos. Há até mesmo quem defenda a abolição do Tribunal do Júri, único órgão que tem representação popular. Também foram debatidos o foro por prerrogativa de função em crimes contra a vida, estratégias de enfrentamento a crimes praticados contra agentes de segurança, além de experiências de atuação no Brasil e até mesmo internacional.
Com informações do MPMG