A Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Piauí (MPPI), juntamente com o Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) e o Núcleo de Atendimento às Vítimas (NAVI), participaram, na manhã de quarta-feira (07), na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), de uma roda de conversa com colaboradoras do espaço e mães da comunidade de José de Freitas. O encontro foi realizado em alusão ao Dia das Mães.
Durante a atividade, foram abordados temas como os tipos de violência contra a mulher, direitos garantidos em lei, avanços na legislação e mecanismos de denúncia e prevenção da violência doméstica e familiar.
O procurador de Justiça Aristides Silva Pinheiro, ouvidor-geral do MPPI, também participou do encontro e enfatizou o compromisso da instituição com o fortalecimento da cidadania. “A iniciativa partiu da SEMED, com o apoio da Ouvidoria do MPPI, e teve como objetivo trazer a experiência e os esclarecimentos da promotora Amparo às mulheres de José de Freitas. Estamos muito felizes em contribuir com mais informação para a população e com o enfrentamento à violência”, declarou.

A promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora do NUPEVID e do NAVI, destacou a importância da informação como ferramenta de proteção. “Ainda há muito a ser feito, mas o trabalho de prevenção começa com o esclarecimento. É essencial que essas mulheres compreendam o que configura a violência doméstica, para que nenhum tipo de agressão seja naturalizada nos lares de José de Freitas, do Piauí ou do Brasil”, afirmou.

A psicóloga Ana Rita Fonseca, da Rede Municipal de Educação de José de Freitas, ressaltou a relevância da iniciativa. “Convidamos a promotoria porque ainda vemos muitos casos de violência. Precisamos alertar as pessoas para que saibam como denunciar, solicitar medidas protetivas e se manterem assistidas, contribuindo para a redução dos casos”, explicou.
Na ocasião, foram apresentados os órgãos que compõem a rede de apoio às vítimas, como o NAVI e NUPEVID. Cartilhas informativas foram distribuídas ao final da atividade, reforçando os canais de denúncia e os serviços disponíveis.
