A cidade de Paulistana, localizada no sul do Piauí, agora conta com uma nova sede para a Promotoria de Justiça. A inauguração ocorreu na manhã desta sexta-feira (9) e contou com a presença de diversas autoridades do Ministério Público e de municípios vizinhos.

A nova sede, que leva o nome de Deusdedit de Albuquerque Cavalcanti, é um prédio moderno, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, número s/n, no Centro de Paulistana, onde anteriormente funcionava o Juizado Especial. O imóvel agora ocupado pelo MPPI foi cedido pelo Tribunal de Justiça em tratativas intermediadas pelo promotor Raimundo Nonato Ribeiro Martins Junior. O novo espaço oferece uma recepção ampla, um gabinete exclusivo para o promotor, uma sala para os assessores, sala da secretaria unificada, sala de audiências, copa e quatro banheiros, garantindo melhor estrutura para o trabalho do Ministério Público na região.
O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, falou sobre a importância do espaço para a população de Paulistana: “A intenção é que a população sinta-se acolhida, bem recebida e que aqui, junto aos membros do Ministério Público, aos servidores, possa realmente receber um atendimento condigno para a solução de suas demandas sociais”, disse.
A promotora de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, destacou que a inauguração da nova sede representa uma demonstração de fortalecimento do MPPI e de sua atuação cada vez mais próxima da população. “Inaugurar novas sedes de promotorias significa fortalecer, reafirmar a imagem e a identidade do Ministério Público como esse órgão independente, responsável por defender direitos sociais e coletivos, de zelar pelo patrimônio público, pelo bem comum e, acima de tudo, dizer à população essa é a nossa casa, nós preparamos com muito esforço, com muito carinho para acolhê-la e protegê-la.”

Deusdedit Cavalcanti, nome que batiza o novo prédio, foi uma figura importante para o município e para o Piauí. Ele exerceu o cargo de prefeito de Paulistana por vários anos e foi vereador por dois mandatos. Além disso, foi um político ativo em sua época, servindo o estado entre 1959 e 1971, sempre com foco no desenvolvimento e bem-estar da população local.

A Procuradora de Justiça Lúcia Cavalcanti, filha de Deusdedit Albuquerque Cavalcanti, falou sobre o que esta homenagem representa para a família: “Estamos muito felizes, porque esse momento é de grande valia para nossa casa, para nossa família, porque papai sempre cuidou do povo de Paulistana. Foi uma pessoa que se dedicou a vida inteira a servir, tanto no âmbito judicial, como no âmbito da saúde, onde precisasse. Ele preenchia quando a necessidade das pessoas batia à porta dele para que ele pudesse servir. Paulistana, para ele, foi a vida inteira, a casa que ele mais amou. Estou feliz! Eu agradeço ao Procurador-Geral, a todos os Procuradores por terem abraçado essa ideia, de que esta sede fosse nomeada em homenagem ao meu pai.”, finalizou a procuradora.

Entre as autoridades presentes na cerimônia, estiveram o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, a chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, o corregedor-geral do MPPI, Fernando Ferro, o promotor de Justiça de Paulistana, Petrônio Cavalcante, a procuradora de Justiça Lúcia Cavalcanti, e a procuradora de Justiça aposentada Ivaneide Assunção. Também marcaram presença representantes de diversas cidades vizinhas, como Queimada Nova, Acauã, Betânia e Jacobina, além de conselheiros tutelares da região.
A inauguração do novo espaço é um marco para a cidade e para o fortalecimento da atuação do Ministério Público na região sul do Piauí. A nova sede, que simboliza um legado de compromisso com a Justiça e a cidadania, promete oferecer mais agilidade e eficiência no atendimento à população de Paulistana e das cidades que fazem parte da comarca: Jacobina, Acauã, Queimada Nova e Betânia do Piauí.

O promotor de Justiça Petrônio Henrique Cavalcante, substituto na Promotoria de Justiça de Paulistana, falou sobre a importância da nova sede para o atendimento das necessidades da população: “Hoje é um dia muito importante para a cidade de Paulistana, pois estamos inaugurando a sede da Promotoria de Justiça, uma sede bem equipada e acessível, que torna o trabalho do Ministério Público mais fácil, mais eficiente no combate à criminalidade e na defesa dos direitos difusos, coletivos, e da sociedade como um todo”, comentou.