A 1ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí realizou, nessa terça-feira, 13 de maio, visita técnica à Delegacia de Polícia Civil do município, com o objetivo de avaliar os recursos estruturais e humanos disponíveis, acompanhar o andamento da obra de reforma, que está em fase de finalização, e coletar dados estatísticos sobre os procedimentos instaurados no segundo semestre de 2024.
A visita foi conduzida pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa, que foi recebido pelo delegado de Polícia, Fagner Cassa. Na ocasião, foi destacada a atuação resolutiva do delegado à frente da unidade, com importantes avanços na solução de crimes e na responsabilização penal de investigados, inclusive mediante a celebração de Acordos de Não Persecução Penal.
Durante a inspeção, verificou-se a necessidade de ampliação do efetivo da delegacia, que atualmente enfrenta desafios para atender à demanda oriunda de São João do Piauí e dos municípios circunvizinhos. Em razão disso, a Promotoria de Justiça mantém diálogo institucional com o Governo do Estado, com o apoio do Grupo de Atuação de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), visando à destinação de novos recursos humanos e à conclusão das obras de reforma da unidade policial.
Ressalta-se, ainda, que não há mais veículos apreendidos no pátio da delegacia, resultado de atuação articulada com o Gacep. Outros importantes avanços foram a destruição de armas de fogo e a incineração de entorpecentes durante o último semestre de 2024, conforme prevê a legislação.
“A visita integra o esforço contínuo do Ministério Público do Estado do Piauí em acompanhar e fiscalizar a atuação das instituições policiais, assegurando a eficiência na investigação criminal e a proteção dos direitos fundamentais da população”, destaca o promotor Jorge Pessoa.