Teve início nesta segunda-feira, 19 de maio, a “Semana Conhecendo o MPPI”, uma iniciativa promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), como parte do projeto Conhecendo o MPPI. A proposta tem como objetivo aproximar o Ministério Público do Piauí (MPPI) do ambiente acadêmico, promovendo a troca de conhecimentos, a formação de futuros profissionais e o desenvolvimento de ações voltadas ao aprimoramento da atuação institucional.

A abertura da programação aconteceu no Centro Universitário Uninassau, com uma palestra voltada aos estudantes do nono período do curso de Direito. Na ocasião, o promotor de Justiça Paulo Rubens Rebouças, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Altos, fez uma exposição sobre a estrutura, o funcionamento e a atuação do MPPI, com foco na área do Direito de Família. A atividade possibilitou aos alunos uma visão prática do trabalho desenvolvido pelo Ministério Público na defesa dos direitos da família e da cidadania.

Também participaram do evento a promotora de Justiça Luana Azêredo, assessora pedagógica e administrativa do Ceaf, e a assessora jurídica do Ceaf, Viviane Rios, que reforçaram a importância do diálogo entre o MPPI e instituições de ensino superior.
Na terça e quarta serão ministradas palestras sobre a atuação do Ministério Público na defesa dos direitos do consumidor e área criminal, ministradas pelo analista ministerial Ricardo Alves e o promotor Márcio Carcará. A programação da Semana segue até a próxima quinta-feira, 22 de maio, quando será encerrada com uma palestra da promotora de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma). A atividade será realizada para alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.