Para verificar a atual situação do Hospital Estadual Júlio Hartman, no município de Esperantina, foi realizada uma inspeção virtual na manhã desta quinta-feira (04) pela 2ª promotoria de Justiça do município, que tem como titular o promotor de Justiça Adriano Fontenele.


A inspeção contou também com a participação da coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), Cláudia Seabra, além de representantes da vigilância sanitária, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Conselho Regional de Enfermagem.


O motivo da inspeção foi verificar como estão as condições gerais do hospital, pois no ano de 2014 foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta com diversas cláusulas a serem cumpridas depois que um Relatório de Inspeção Sanitária realizado pela Vigilância Sanitária do Estado apontou graves irregularidades em diversos setores do Hospital.


“A inspeção é uma maneira do MPPI e dos Conselhos Regionais aqui presentes, de tomarmos conhecimento de como está a realidade do Hospital de Esperantina, para garantir tanto um atendimento de qualidade à população quanto um ambiente de trabalho com toda a estrutura necessária para os médicos, enfermeiros e demais servidores”, pontua o titular da 2ª promotoria de Justiça.


Entre os locais que foram fiscalizados, estão a sala de cirurgia, setor de urgência, sala de estabilização, clínica médica, sala de parto. Sobre os equipamentos, o representante do hospital afirmou que vários receberam manutenção e houve a compra de novos materiais para o laboratório. Sobre escalas e horários de profissionais da saúde, o hospital deve encaminhar documento para o Ministério Público averiguar.


Foi verificado que muitas cláusulas do TAC já estão sendo respeitadas e ainda há outras que precisam ser executadas. Portanto, o hospital deve encaminhar, por e-mail, para o CAODS e à 2ª promotoria de Justiça a comprovação de tudo o que já foi acatado das cláusulas do TAC e uma nova reunião será marcada posteriormente para o acompanhamento da situação do Hospital.–