No Dia Internacional da Mulher, o Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) organizou um bate papo com a Coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), a promotora de Justiça Maria do Amparo de Sousa Paz.

Para iniciar a reunião, a chefe de gabinete da procuradora-geral de Justiça e gestora do SQVT, promotora de Justiça Cléia Fernandes, deu boas-vindas a todas as participantes e iniciou a reunião com um momento de diálogo e reflexão sobre a força das mulheres que fazem parte das nossas histórias.

Durante o bate-papo, a promotora de Justiça Amparo Paz trouxe uma linha do tempo sobre a evolução dos direitos da mulher. Foi um momento de discussão sobre a luta feminina e os avanços conquistados, como o direito ao voto e ao acesso às faculdades. A coordenadora do NUPEVID também trouxe a reflexão de que apesar das conquistas, as mulheres ainda enfrentam dificuldades, tais como a violência doméstica e o assédio. Inclusive, vale pontuar que muitos progressos femininos foram recentes. Um dos exemplos é a Constituição Brasileira que passou a reconhecer as mulheres como iguais aos homens somente em 1988 e a Lei Maria da Penha que foi sancionada em 2006.

Ao longo da reunião, também foi ressaltada a representatividade feminina no Ministério Público do Piauí, uma vez que o cargo de procuradora-geral de Justiça é ocupado por uma mulher, a promotora de Justiça Carmelina Maria Mendes de Moura. Além disso, as mulheres ocupam 72,2% dos cargos de liderança e chefia no órgão ministerial piauiense.

Discussões como essas são enriquecedoras para que o Dia Internacional da Mulher seja não só um dia de gratidão, mas também uma data de conscientização sobre políticas públicas, respeito e igualdade. “O caminho ainda é longo, mas vamos continuar resistindo. Agora, nossa mobilização é para ampliar e garantir os nossos direitos conquistados tão arduamente”, finalizou a promotora Amparo Paz.