O Ministério Público do Estado do Piauí completa nesta quinta-feira, 27 de maio, 130 anos de história. Hoje é,

também comemorado o Dia Estadual do MPPI instituído, em outubro de 2019, pela Lei Estadual nº 7.271. O dia alude à criação do Ministério Público pela primeira Constituição do Estado do Piauí, em 1891. Um século e três décadas de existência, de evolução e de conquistas, com muito trabalho dedicado à sociedade piauiense. A cerimônia foi realizada de forma virtual e transmitida pelo canal oficial do MPPI no YouTube.

Em respeito e atenção à memória das vítimas da Covid-19, os participantes realizaram um minuto de silêncio.

Presidida pela procuradora-geral de Justiça do Piauí em exercício, Martha Celina de Oliveira Nunes, o evento foi prestigiado pela vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, que representou o chefe do Poder Executivo Estadual; pelo presidente Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira; pelo corregedor-geral do Ministério Público do Piauí, procurador de Justiça Luís Francisco Ribeiro, pelos presidentes da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), procurador de Justiça Hugo de Sousa Cardoso, e o do Sindicato dos Servidores do Ministério Público, José Arimatéa Marques Arêa Leão Marques Costa, e pelo conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rinaldo Reis Lima corregedor nacional do MP brasileiro.

No início da solenidade foi realizado o hasteamento de bandeiras na sede leste do Ministério Público em Teresina. O momento foi conduzido pela chefe em exercício instituição, Martha Celina, que procedeu ao momento acompanhada do decano do Colégio de Procuradores de Justiça, Antônio de Pádua Ferreira Linhares, e do controlador interno do Ministério Público, representando os servidores da instituição, Francisco Mariano Araújo Filho.

O segundo rito da cerimônia consistiu na atribuição de nome à sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no centro de Teresina. O Colégio de Procuradores de Justiça aprovou, por unanimidade, proposta de honraria e homenagem para atribuição do nome “Procurador de Justiça Antônio Gonçalves Vieira” ao mencionado edifício. Ele foi o responsável pela aquisição do prédio que hoje recebe seu nome. Os familiares do homenageado esteviveram na sede da Procuradoria-Geral de Justiça para descerramento da placa histórica e recebimento formal da homenagem póstuma. O público ouviu ainda os pronunciamentos dos procuradores de Justiça Antônio de Pádua Ferreira Linhares, autor da proposta de atribuição de nome, e Alípio de Santana Ribeiro. Ambos prestaram um breve tributo à memória do MPPI e do procurador de Justiça Antônio Vieira.

Coral Vozes do MP interpretou o Hino do MPPI durante a solenidade.

Foi exibido um vídeo com a apresentação de uma breve linha do tempo da instituição. O material foi produzido e apresentou o percurso do MP desde 1891. A seguir o vídeo e o link: https://www.youtube.com/watch?v=4oZreVoMZJ8

Após a reprodução do material audiovisual, os participantes assistiram à palestra do promotor de Justiça aposentado Marcelo Goulart, que integrou os quadros do Ministério Público do Estado de São Paulo. Com o tema: “Ministério Público: práticas sociotransformadoras”. A apresentação do orador foi feita pela procuradora de Justiça Raquel Normando, ouvidora do Ministério Público Estadual.

E para marcar a trajetória de evolução do MPPI foi realizado o lançamento da primeira Secretaria Unificada Regional Remota do Ministério Público. A secretaria atenderá às comarcas de Campo Maior, Castelo do Piauí e São Miguel do Tapuio. Os promotores de Justiça Maurício Gomes de Souza, Ricardo Lúcio Freire Trigueiro e Mirna Araújo Napoleão Lima participaram de todo o processo. Nesse modelo de trabalho, a secretaria prestará auxílio remoto às demandas dessas três unidades do MPPI. O objetivo é padronizar as rotinas de trabalho, dar celeridade ao trâmite dos procedimentos e fomentar um atendimento de excelência à sociedade.