O Ministério Público do Piauí está entre os semifinalistas do Prêmio CNMP 2021. O projeto “Reeducar: o Homem no enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher” foi selecionado e é uma das iniciativas que estão na segunda fase da premiação na categoria “Diálogo com a sociedade”.
O projeto Reeducar foi idealizado e é coordenado pela promotora de Justiça Amparo de Sousa Paz, titular da 10ª Promotoria de Justiça de Teresina, órgão de execução que faz parte do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid).
O Programa Reeducar é executado com homens envolvidos em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. O objetivo é sensibilizá-los quanto ao reconhecimento e responsabilização de tais práticas, via grupos reflexivos. Durante nove encontros, a equipe multidisciplinar do Nupevid, em parceria com outras instituições, aborda diversos temas, como afetividade conjugal, saúde do homem, a importância do diálogo na relação conjugal e familiar, respeito e tolerância, usos e efeitos de substâncias psicoativas, entre outros assuntos.
Prêmio CNMP
O Prêmio CNMP foi criado para dar visibilidade aos programas e projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização e alinhamento do Planejamento Estratégico Nacional.
Ao todo, foram selecionadas 45 iniciativas, cinco referentes a cada uma das nove categorias do certame: investigação e inteligência; persecução cível e penal; integração e articulação; transversalidade dos direitos fundamentais; fiscalização de políticas e recursos públicos; diálogo com a sociedade; governança e gestão; sustentabilidade; e gestão documental e memória institucional, categoria especial da edição 2021.
*Com informações do CNMP