O Ministério Público do Piauí, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e a Polícia Civil do Piauí, pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), deflagraram nesta terça-feira, 10 de agosto, a Operação Contraordem III. Foram cumpridos 16 mandados de prisão e de busca e apreensão, contra integrantes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Além de Teresina, os mandados foram cumpridos em Floriano, Castelo do Piauí e Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul – MS.

A Operação Contraordem III resulta de investigações realizadas pela Polícia Civil, através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), e pelo Ministério Público, por meio do GAECO, para reprimir as ações criminosas do PCC, que conta com integrantes agindo nas cidades mencionadas e outros que já se encontram presos no sistema prisional piauiense.

Participaram das ações agentes da Polícia Penal do Piauí, vinculada à Secretaria de Justiça (SEJUS), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE), da Delegacia de Polícia Interestadual do Piauí (Polinter), da Gerência de Polícia Especializada (GPE), das Diretorias de Inteligência das Secretarias de Segurança Pública e de Justiça, da Delegacia Regional de Floriano, Castelo e das unidades Garras, da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul e Ministério Público do Estado do Piauí.