As promotoras de Justiça Cynara Barbosa, gestora do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), e Romana Vieira, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Picos, participaram nessa quinta e sexta-feira, 19 e 20, da 5a edição do Seminário Nacional de Incentivo à Autocomposição no Ministério Público. O evento é uma realização da Unidade Nacional de Capacitação do Conselho Nacional do Ministério Público (UNCMP/CNMP). O primeiro dia da capacitação foi transmitido pelo canal oficial do CNMP no YouTube.
O seminário teve como foco principal a integração e o compartilhamento de experiências na utilização de métodos autocompositivos em uma atuação resolutiva do Ministério Público brasileiro.
A abertura oficial foi realizada pelos conselheiros do CNMP Fernanda Marinela e Sebastião Caixeta, respectivamente, presidente e vice-presidente da Unidade de Capacitação. As palestras e exposições do primeiro dia do seminário abordaram temas, como justiça restaurativa, resolutividade e transformação de conflitos, finalizando com a análise de um meeting de negociação.
No segundo dia foram realizadas atividades restritas aos representantes dos Núcleos de Incentivo à Autocomposição indicados pelas unidades do Ministério Público, a fim de que fossem realizados debates entre membros e servidores com experiência na área. O momento possibilitou um intercâmbio entre todos os participantes dos Ministérios Públicos de todo Brasil. A promotora Cynara Barbosa explica que ficou acordado pela necessidade de mais encontros com vistas à capacitação dos membros e implementação dos Núcleos de Autocomposição dos Ministérios Públicos.
A promotora Cynara Barbosa já se comprometeu a aderiu a essa forma de trabalho que será coordenado pela Unidade de Capacitação do Conselho Nacional do Ministério Público.