O Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Matias Olímpio e do Caods (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde), realizou, hoje, 03, inspeção virtual na Unidade Mista de Saúde de Matias Olímpio. Os trabalhos foram coordenados pelos promotores de Justiça Carlos Rogério Bezerra, responsável pela PJ de Matias, e Karla Furtado, coordenadora do Caods.
A vistoria foi promovida pela plataforma Microsoft Teams. Foram vistoriados os seguintes setores da unidade de saúde: a sala de curativo, a sala da Central de Material e Esterilização, a sala de medicação, a sala de estabilização, o consultório médico, a sala de observação, a recepção, a farmácia, entre outros.
Além dos aspectos relacionados à estrutura física da unidade de saúde, a equipe de fiscalização averiguou questões relativas ao estoque e ao armazenamento de medicamentos e vacinas, a preparação e a administração de fármacos, a organização do fluxo de atendimento a pacientes, principalmente, aqueles com sintomas de síndromes gripais, a esterilização de materiais, a higienização dos espaços, e outros.

Entre os encaminhamentos da audiência ficou definido que os profissionais da saúde que atuam na esterilização dos materiais usados pela unidade de saúde devem passar por treinamento ministrado pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado. Outra medida a ser executada consiste na aquisição de geladeira para armazenamento das vacinas, que atualmente são guardadas com medicamentos que necessitam de refrigeração. Sobre o repasse de verbas ao hospital por parte da Sesapi Secretaria de Estado da Saúde), a administração da unidade de saúde disse que o valor continua o mesmo. O promotor Carlos Rogério disse que se a secretaria não efetuar um incremento do montante, a questão será judicializada.
Uma nova audiência será realizada em janeiro do próximo em continuidade às discussões sobre as melhorias para a UBS Mista de Matias Olímpio.
Participaram da fiscalização representantes do Crefito-14 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região), do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), da Divisa (Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado), da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), da Secretaria Municipal de Saúde de Matias Olímpio.
