O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 12ª Promotoria de Justiça, especializada na defesa da saúde pública, desenvolve há 2 anos um projeto que tem resgatado e ampliado os transplantes de órgãos no estado do Piauí. Neste sábado (4), trinta e dois médicos que atuam no Hospital de Urgências de Teresina (HUT) foram capacitados através dessa iniciativa.
Intitulado ‘Projeto Renascer’ essa iniciativa é coordenada pelo promotor de Justiça Eny Pontes e tem apoio da Central de Transplantes, Hospital Getúlio Vargas e HUT.
O Promotor de Justiça Eny Pontes esteve na solenidade de abertura da capacitação realizada hoje (4) para reforçar a importância do projeto ‘Renascer’ ao sistema de saúde e, especialmente, aos milhares de pacientes que aguardam por um transplante de órgão.

Este projeto já obteve algumas conquistas. Entre elas: a implantação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos no HUT (por ser um hospital de referência em traumas, essa comissão desenvolve importante papel no aumento de captação de órgãos); e a aquisição de equipamentos e insumos para o pré e pós transplante.