O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), realizou, na manhã desta sexta-feira (3), uma palestra sobre violência contra a mulher para trabalhadores da construção civil em um canteiro de obras no bairro Manoel Evangelista, na zona Sudeste de Teresina.
A palestra ministrada pela coordenadora do NUPEVID, a promotora de Justiça Amparo Paz, fez parte da programação da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) realizada pela MRV Construtora. Cerca de 100 homens participaram do evento.
Os assuntos abordados foram as formas de violência doméstica, comportamentos machistas na sociedade e como desconstruí-los, a importância da Lei Maria da Penha e atitudes que podem ser tomadas para diminuir e evitar casos de violência contra a mulher. “Abordamos assuntos muito importantes e tivemos a participação de muitos homens, tirando dúvidas e contribuindo para a conversa. Isso é muito positivo para nossas ações voltadas à diminuição dos números de violência contra a mulher”, frisa a promotora Amparo Paz.
A palestra foi realizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (SITRICOM), que trabalha ao lado do NUPEVID para viabilizar o diálogo com os trabalhadores sobre violência de gênero. “As palestras em obras são muito importantes para alertar sobre esse tema, por isso, o Sindicato vem apoiando a realização desses debates para melhorar a vida da sociedade”, comenta o Secretário Geral do SITRICOM, Evilásio Lopes.