O procurador-geral de Justiça do Estado do Piauí(PGJ-PI) Cleandro Moura participou da solenidade de abertura do simpósio “Análise de Dados para o Controle Externo: Revelação e Predição de Fraudes”, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio do Núcleo de Gestão de Informações Estratégicas e Combate à Corrupção (NUGEI), nesta quinta-feira(9), na sede do Tribunal. O evento segue até amanhã(10).

Alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção, o simpósio promove a integração interinstitucional entre os órgãos que compõem a Rede de Controle do Piauí e as unidades de informações estratégicas da Infocontas, além de chamar atenção para a importância da análise de dados para o exercício do Controle Externo, destacar a automação de tarefas para o Controle Externo, bem como o emprego da análise de dados na revelação e predição de fraudes, entre outros pontos que são abordados na programação.

Ao tempo em que parabenizou os envolvidos na organização do evento, o PGJ-PI reafirmou a disponibilidade do MPPI para estabelecer parcerias que resultem em ações efetivas de combate à corrupção.
No início da solenidade, a presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, falou da importância do simpósio. A abertura do evento contou com a leitura do “Manifesto Contra a Corrupção”, lido pelo auditor Inaldo Oliveira, chefe do NUGEI, e painelistas do simpósio. O sub-procurador geral do Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), Leandro Maciel, também participou do evento.

O promotor de Justiça Cláudio Soeiro, coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), também participou da abertura do Simpósio.

Os interessados que queiram participar do evento ainda podem fazer a inscrição exclusivamente online, por meio do endereço: www.tce.pi.gov.br/egc/inscricao/?evento=329. O evento é em formato híbrido e, ao final, os participantes terão acesso a certificado.
Programação
O simpósio começou com o painel “Controle e Fiscalização apoiados na Análise de Dados e na Inteligência Institucional”, tendo o auditor Luiz Claudio Demes como mediador e como painelistas o auditor Inaldo Oliveira e o professor Vinícius Ponte Machado, da UFPI. Já no turno da tarde, ainda nesta quinta, será apresentado o painel “Automação de Tarefas, Análise de Dados e os Desafios da Capacitação em Ciência de Dados para o Controle Externo”, tendo o secretário de Controle Externo do TCE-PI, Luis Batista, como mediador, e como painelistas o técnico de Controle Externo e professor do TCE-RJ, Marcos Ferreira, e o auditor e cientista de dados do TCU, Erick Muzart.
Nesta sexta-feira(10), a programação encerra pela manhã com o painel “Redes Sociais e Análise de Dados”, tendo o auditor Weslley Emmanuel como mediador, e como painelistas o agente da Polícia Federal, Manoel Camilo, e o delegado Anchiêta Nery, que, atualmente, é titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Piauí.
Com informações do TCE-PI